A história de Sansão é única na Bíblia e na própria humanidade. Este homem, debaixo do revestimento do Espírito Santo, usou a força sobrenatural presente em seu corpo físico para libertar o seu povo de um jugo que já perdurava por 40 anos. Uma promessa de Deus mudaria não apenas a história de Israel, mas também de um casal que ainda não possuia herdeiro (Jz13.2-5).
No entanto, alguns desvios resultaram em um fim trágico para Sansão, o qual morreu ao derrubar o templo pagão de Dagon, tendo o israelita os olhos vazados.
No entanto, alguns desvios resultaram em um fim trágico para Sansão, o qual morreu ao derrubar o templo pagão de Dagon, tendo o israelita os olhos vazados.
Mas tudo isto foi resultante da perda de sua força física em virtude de Sansão ter seu cabelo raspado por Dalila, certo? ERRADO!!!
A análise do livro de Juízes (16.17) pode ser desastrosa para aqueles que não desconhecem a contextualização das Escrituras, implicando em afirmações errôneas semelhantes a encontrada no título do presente texto. Porém, ambos os capítulos 13 e 16, dão-nos pistas da real situação que cercava a vida de Sansão. Os dois capítulos citados utilizam duas expressões: "nazireu de Deus" e "não passará navalha sobre a sua cabeça".
A primeira expressão ressalta o estado consagratório denominado nazireu. Para tanto, recorremos ao capítulo 6 do livro de Números (4º livro da Bíblia). O nazireu possui as seguintes restrinções:
a) abster-se de bebida forte e fermentada (Nm 6.3-4);
b) não cortará cabelo nem barba (Nm 6.5);
c) não ter contato com cadáver (Nm 6.6).
A segunda expressão parece soar como a única restrição visível do nazirado. Daí o porque da insistência do Anjo do Senhor (Jz 13.5), e do próprio Sansão (Jz 16.17). Conforme o PhD Champln existia ainda uma crença de que o cabelo era a sede da vida.
Sendo assim, Sãnsão quebrou duas delas:
a) contato com cadáver (Jz 14.8);
b) raspou o cabelo (Jz 16.19).
Em decorrência disto, não haveria mais condições de manter-se a aliança entre o Senhor e Sansão, de modo que o herói de Israel perdeu sua força e prestígio.
Assim, a perda da força de Sansão se deu em virtude da quebra de dois dos requisitos do voto nazireu. Por isso, busquemos constantemente a comunhão com o Eterno Deus para que estejamos sempre resguardados na sombra do onipotente.

Postar um comentário