"E digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas"(Cl 2.4).
O engano é uma das mais severas ferramentas utilizadas pelo diabo. Na definição do dicionário Aurélio, o verbo enganar é definido como o ato de induzir ao erro; fazer cair em erro; iludir, burlar, enganar os incautos. Desse modo, a advertência de Paulo neste texto torna-se mais clara para nós indicando que as palavras persuasivas (que significa levar a crer ou aceitar) tem a intenção de conduzir as vítimas ao erro ou a adotar uma conduta errônea.
A ameaça do engano para a igreja e seus membros conduziu os apóstolos de Cristo a escreverem mensagens de despertamento sobre essa ameaça. Aos crentes em Roma Paulo alerta que estes enganadores atacam diretamente as doutrinas bíblicas. Os usurpadores da verdade reconhecem que a melhor maneira de fragilizar uma igreja é contaminando o seu alimento espiritual, a saber, a sã doutrina (Rm 16.18).
Já para a igreja em Corinto a advertência Paulo é envolvida de uma revelação de grande importância. O apóstolo dos gentios declara que alguns destes enganadores estão sob serviço ministerial, isto é, são obreiros revestidos não do Espirito Santo, mas da sagacidade de satanás (2Co 11.13-15). Para os crentes em Éfeso Paulo faz um apelo para buscarem a maturidade cristã. De acordo com ele a imaturidade cristã torna o crente vulnerável às investidas de enganadores carregados de conteúdo envenenado, capaz de deixar sequelas incuráveis na construção do caráter cristão (IITm 4.10). Há muitos hoje que se infiltram em nossas reuniões e estão carregados de venenos espirituais com mensagens carregadas de possitivismos que levam o homem a inclinar-se ao apelo pelas riqueza; enquanto que a busca pelo reino de Deus torna-se algo fictício e secundário (Mt 6.33). Várias igrejas hoje estão vulneráveis aos ataques destes enganadores, pois seus líderes aplicam-se em envolver o rebanho de Jesus em cânticos heréticos, banquetes sociais e danças sensuais; os quais em nada edificam o corpo de Cristo.
Portanto, o caminho a ser seguido por todos nós cristãos é deixado pelo apóstolo João ao ordenar à igreja que examine estes que se infiltram em nosso meio e buscam confrontar a sã doutrina e implantar enganos que podem levar a igreja à morte espiritual.
A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus nosso Pai, a comunhão do Espírito Santo seja com todos. Amém!
Fonte da imagens

Postar um comentário